sábado, julho 25, 2009

TESTAMENTO NUNCUPATIVO



Quando eu morrer, quero que seja de uma forma bem sutil.
Que seja em uma viagem, por exemplo.
Quero morrer bem longe de tudo.
Talvez num gueto de Nova York, talvez na selva amazônica, ou no deserto do Saara.
Se no gueto, serei certamente enterrado como indigente, um corpo jamais reclamado.
Se na selva amazônica, as feras da mata cuidarão de minhas exéquias.
No saara, talvez meus ossos sirvam de marcação para rotas de beduínos.
Pode ser também em um canto da serra do bebedouro,
num valo entre os montes,
bem perto da água corrente, do canto do sabiá, do tiziu, do bem-te-vi,
dos coqueiros, das grandes mangueiras, da invernada e no grotão.
Quero que meu corpo sirva de comida à fauna local
e que adube a terra para que ali, onde ele desaparecer,
nasça a mamona, a urtiga, o arranha-gato
que evitem, portanto, que os seres humanos transitem pelo local.
Quero que minhas entranhas
sejam devoradas pelos vermes ou urubus, que comem cadáveres
e não mais em vida pelos meus semelhantes,
que comem as entranhas das almas.
Trocarei, então, o burburinho das grandes aglomerações das feras humanas,
pela melodia da água corrente descendo a serra
e mesmo que aconteça depois de morto,
isto para mim é hoje, uma perspectiva muito agradável.
Quero que as pessoas me deixem fazer em paz
o que jamais deixaram de outra maneira.
Quero que me deixem morrer em paz.
Então, será um lento notar de que alguém partiu.
Aos poucos, um ou outro, em algum lugar, irá perguntar por mim.
Está viajando, será a resposta.
Até que a viagem se alongue a tal ponto, que resolvam dar baixa no cartório.
Mas então, a ausência será contida numa ou noutra lágrima
que secará mais rápido do que brotou e a vida seguirá seu rumo,
sem jamais ter percebido que estive por aqui,
o que hoje, para mim, também é motivo de satisfação,
uma vez que pretendo sinceramente
que a existência acabe mesmo com a morte
e que ambos nos esqueçamos desta maneira:
eu e esse mundo cão.
Não que isso faça diferença, mas exatamente por não fazer.

Nenhum comentário: